Eu não sei se eu fico lisonjeado ou indignado com as "coincidências" acerca do Círio deste ano. Pelo menos duas peças minhas foram chupadas. Uma do ano passado e outra deste ano. Tire suas próprias conclusões. O primeiro anúncio (abaixo) foi criado por mim ano passado para a agência em que trabalhava. O segundo anúncio foi criado pela C8 este ano. Eu, sinceramente, não sei o que dizer. Outra situação aconteceu este ano também sobre a qual ainda não posso comentar nada devido a situação ser ainda mais delicada. Será que agora vamos ter que registrar cada anúncio ou Peça feita pra não correr esses riscos? Opine.
Anúncio criado para Dahás em Outubro de 2007
C8 Comunicação em Outubro de 2008


na moral os 2, o teu e o copiado, são muito ruins.
ResponderExcluiracho que o que está doendo mais é o EGO do criador...
ResponderExcluirna boa... essa polêmica toda é perda de tempo... são peças sem a menor significância...
A Santa vai castigar vocês!
Meu amigo, nunca vi coisa tão ridícula. E ainda: a culpa não é do segundo, mas do primeiro anúncio. Coisa de estudante no primeiro semestre. Devia se mancar antes de trazer uma discussão (é assim que se escreve) para todos.
ResponderExcluirAlguém entendeu o motivo do Post? Ética, Moralidade na profissão?
ResponderExcluirPenso que toda discussão sobre ética profissional é válida. Já ouvi diretor de arte (de merda) dizer: "na propaganda na se cria, tudo se chupa". Absurdo!! João, seja sua peça o que for, boa ou ruim, você a criou e não a copiou, como tudo que você tem feito até aqui.
ResponderExcluirDesculpa, mas a tua peça original também não era bacana mesmo. É daquelas que saem na pressa e nas coxas com photoshop milagroso salvando a agência que, pra variar, cria tudo em cima da hora e sem nenhuma verba pra produzir as coisas.
ResponderExcluirE sobre ética, moralidade e tudo mais, relaxa, propaganda não é coisa séria não, é só tu olhares como a maioria dos teus patrões agem ou agiam nos lugares em que trabalhaste e como muitos dos clientes deles tratam o ato de anunciar.
É tudo uma grande picaretagem. Se quer levar algo a sério, abre um puteiro ou uma boca de fumo, aí tu vais ver nego trabalhando com seriedade.
Os comentários estão ficando cada vez melhores. Vamos lá anônimos. Hahahahahahaha.
ResponderExcluirSe eu fosse vc ia querer ganhar um dinheirinho? Que tal?
ResponderExcluirGente a questão não é se é a idéia é boa ou ruim. Isso é problema da agência e do cliente. A questão é o plágio de uma idéia (o que no mercado de criação vale e muito). A idéia é nossa ferramenta de trabalho, é a nossa moeda, é o que destaca os criadores.
ResponderExcluirCom certeza esses outros anonimos devem ser da C8, que não tendo como se defender estão tentando atacar pra que o mercado desista de discutir sobre o assunto achando que não vale a pena!
Mais uma pessoa de bom senso. É isso mesmo que eu queria receber. Continuem.
ResponderExcluirai ai..., eu acho é graça desses comentarios.
ResponderExcluirÉ cada um que me aparece.
o importante é com tantas criticas o teu blog vai crescendo..
oi!
ResponderExcluirè meu amigo, infelizmente nem todo mundo é criativo... e os que não são ou se tocam ou apelam pro plágio! Fazer o quê?
Esses últimos pagam sendo ridiculos...
Uma pena existir num meio tão rico que é a comunicação gente tão pobre.
E os anônimos, por favor nos poupe dos comentário mediocres ( obrigada!).
que publicidade medíocre... fico indignada...
ResponderExcluir