18/06/2010

JOSÉ SARAMAGO.

Morreu um ser humano. Talvez um dos únicos espécimes da raça humana pura na Terra. Me sinto orfão. Por algum jornal ou folhetim irão publicar o anúncio da morte deste que me deu conforto por muitos anos. Companheiro de viagens e de solidão. Preso em algum idílio social sempre tive à mão "O ano da morte de Ricardo Reis", livro que achei ter sido baseado em mim. Que graça. Uns dois parágrafos no máximo vão ilustrar alguma página com sua morte não esclarecendo a ninguém a importância da necessidade de sua continuidade na terra. A sua relevância política vai ser pouco lembrada, mas seus livros não serão esquecidos. A Copa vai ofuscar a morte de um santo na Terra e mais uma vez o dia vai amanhecer cinza. Mais cinza. Se o texto parecer exagerado ou demasiado equivocado, perdoem vocês então. A gente se apossa das coisas que ama na vida.


17/06/2010

PUBLICIDADE. FUTEBOL. GUERRA.

Acabei de assistir ao RECLAME no MultiShow e fiquei muito, mas muito incomodado com a quantidade de anuncios da Quilmes argentina sempre usando imagens de gols contra o Brasil. De meia hora de programa foram uns cinco minutos dedicados a Argentina. E o pior é que são anuncios maravilhosos com redações impossíveis. A Argentina meteu 4 na Coréia e isso me assusta muito. Mas calma. Muita calma nesses 90 minutos. A guerra acabou de começar e é normal um time como Argentina (blergt) golear um azarão como a Coréia). Agora o Brasil do nosso técnico fela da mãe tá matando a nação. Enfim.
A qualidade dos anúncios aí fora feitos para a copa é de cinema. Show de bola já que os comerciais brasileiros são uma vergonha como o da Kaiser. Comercialzinho vagabundo. Assista abaixo essa belezura.


14/06/2010

ESQUADRÃO CLASSE A OU THE A-TEAM OU EQUIPE ALPHA.

Há dez anos, uma equipe de comandos especiais foi mandada para a prisão por um tribunal militar por um crime que não haviam cometido. Esses homens escaparam da prisão militar de segurança máxima passando a viver secretamente em Los Angeles. Ainda hoje são procurados pelo governo e sobrevivem como aventureiros, Soldados da Fortuna. Se você tem algum problema, se ninguém mais puder ajudá-lo, se conseguir encontrá-los, talvez consiga contratar o eterno, o incrível e o inesquecível ESQUADRÃO CLASSE A”. Pode comprar o ingresso e assistir tranquilo. Mais abaixo a abertura original. O que dizer dessa produção? Apenas que "Eu adoro quando um plano dá certo".




09/06/2010

PARE DE VENDER. COMECE A DIALOGAR.

Pare agora mesmo de fazer essa redação para seu cliente. Pare pra pensar no está escrevendo. "Feito pra você", "O melhor pra você", "Você em primeiro lugar", "Você". Cara! Você acha mesmo que o cliente é tão estúpido pra acreditar nessa baboseira de importância em primeiro lugar. Pare de vender assim colega por que você está espantando o cliente.
Alguém lhe disse que a utilização da palavra Você no slogan de uma empresa aumenta em 45% a capacidade de assimilação da marca favorecendo o branding.!? "Mas peraí João! Publicidade é venda meu amigo!!!!" É sim! Eu sei. Se a gente não vende a gente fica desempregado. Mas pra que vender se você pode fazer amizade?

Olha só o que as empresas descobriram e que a gente já sabe a 2010 anos. As pessoas têm problemas a superar. Elas amam e não são correspondidas, têm contas a pagar, filhos em fase de crescimento, sofrem preconceito, humilhações e se sentem rancorosas. O pior é que essa gente não tem com quem desabafar e nem a quem pedir uma palavra de consolo. E o que nós, publicitários e redatores inteligentes estamos fazendo? Fugindo do assunto ao invés de prestar esse serviço.
Se você vai vender um monitor para computador fale do micro empresario e de como é difícil começar um negócio, se vai vender creme para pele fale da juventude da mulher e da saudade de ser jovem, se vai vender um plano de saúde fale da importancia da saúde e não mostre uma familia feliz por que é papo furado.

O cliente não é burro. Ele aprendeu muito sobre publicidade nesses ultimos anos graças a arrogância de nós, publicitários preguiçosos. Ele não atende mais o telemarketing, não pega mais panfletos na rua, não gosta dos nossos promotores falsos e não assiste mais aquele VT de cartela ridículo com um narrador gritando no seu ouvido. Esse cara que você está tentando conquistar só quer atenção e honestidade. Ele não aguenta mais o Luciano Huck e nem a Ivete Sangalo. PelamordeDeus.
Hoje eu liguei pra Unimed e fiquei meia hora esperando ser atendido só pra ouvir da atendente robô que não podia me dar informações. Pois bem, aí eu ligo a TV e assisto o comercial horrível deles me falando que o plano deles é o melhor pra mim e pra minha família. Peralá!!!!

Um presente pra vocês redatores que estão começando. Linguagem fática e conativa, pequenos versos, títulos sussurrados, texto quente quando for passar a mão na cabeça, texto frio só quando a oportunidade aparecer. Tudo isso paralelo a uma linha de diálogo com o receptor. Cuidado sempre, sempre e sempre com o ruído.Lembra do primeiro ano de comunicação? Ruído. É isso!
Até mais ver.

03/06/2010

THE BOOK IS ON THE TABLE? ALWAYS!

Pessoal. O título do post parece confuso pra vocês por que não representa nada pra publicidade e propaganda. Mas vamos colocar assim, o título representa alguem que se julga superior a você por achar que faz tudo melhor que você. Cria melhor, socializa melhor e se acha mais competente que você em qualquer atividade que você decida exercer seja profissional ou como um hobby.

Obviamente vamos nos deparar com gente de todo tipo no mercado. Amigos, pessoas boas, gente ruim, gente que se diz amiga, que passa por cima de você, que guarda mágoas infundadas e cria histórias falsas sobre suas virtudes. Gente de todo tipo mesmo. E são essas pessoas ruins que infelizmente se sobressaem no mercado. Porém, é aí que tem que prevalecer a força da propaganda e da vocação.

Sempre vai existir alguém que vai dizer a você pra mudar de profissão ou desistir de acertar e também sempre vai existir a dúvida. Mas não deixem de acreditar naquilo que existe de mais puro dentro de você. A certeza da escolha. Pessoas que hoje abrem a boca pra dizer "the book is on the table" não valorizam o começo de alguma coisa por que elas se julgam acima do bem e do mal.

Pra se tornar escritor você primeiro tem de aprender a ler e escrever. Então não é só pegar o livro que está em cima da mesa. Tem de saber o que fazer com a informação dentro dele. Hoje eu sempre deixo "the book on the table" pra quando eu não souber responder a uma pergunta olhar dentro dele e poder seguir em frente.