02/11/2011

AINDA VIVA! A PUBLICIDADE.

Eu fico feliz de vir aqui e ver que as pessoas ainda visitam o blog apesar de não ter postado mais nada de novo. A gente, às vezes, fica descrente da profissão por encontrar pessoas ruins, gente que faz questão de ser o vilão do filme que é nossa vida, mas ainda assim surgem na trama grandes personagens que te dão mais ar pra respirar forte e continuar em frente. Nesses meses de freelas incontáveis venho percebendo o quão difícil é a nossa profissão e o quão divididos nós nos mantemos. Se eu fosse fazer uma paralelo ou uma analogia usaria as tribos africanas pra nos comparar. Todos queremos as mesmas coisas, porém ainda lutamos entre sí por território, cabras, camelos, religião e respeito. Como se brigar entre sí e construir ilhas de segregação grupal fosse mudar nossa situação profissional. Não existem clãs na nossa profissão. Só existe um. A publicidade e inseridos nela a arte e o prazer de sangrar por cada aúncio, ação e idéia.

Tenho mandado meu portfólio para fora do estado na busca de novos mercados e novas experiências. É incrível e animador ver que pessoas aí fora, à frente de grandes empresas, respeitam nosso trabalho aqui em Belém. Elas retornam nossos emails e nos convidam para reuniões, perguntam se estamos dispostos a nos mudar para suas cidades. Nos consideram mão de obra qualificada e estão dispostos a nos pagar o que valemos. Somos profissionais. Nós valemos muito mais, de acordo com o resto do Brasil.

A algumas semanas ministrei uma semana de aulas na DOCUMENTA, de Direção de Arte em agências. Pude mostrar para os novos profissionais o que é a prática das agências e conheci muitas pessoas que estão entrando agora no mercado. Indiquei alguns para agências que precisavam de criativos e estes já estão se inserindo no nosso mercado.
Pude ver no rosto dessas pessoas a paixão pela nossa profissão e a maturidade nas atividades e exercícios que passei. Também aprendi muito com essa turma. Aprendi e venho aprendendo todo os dias quando vejo pessoas assim, quando atendo meus clientes, apresento campanhas, quando são aprovadas e rejeitadas. Aprendo também quando volto aqui e vejo que, apesar de ausente, todos os dias pessoas vêm até aqui em busca de uma nova postagem. Eu agradeço a vocês, aos anônimos que são chatos mas movimentam o blog e agradeço mais ainda à Publicidade. Muito café, pizza e madrugadas musicais a todos.