22/09/2009

TEMPOS DE PAZ. DE ROTEIRO E DE ATUAÇÃO.


Ainda estou limpando as lágrimas. Com Tony Ramos e Dan Stulbach, o filme é uma adaptação da peça Novas Diretrizes em Tempos de Paz e narra a história de Clauswitz, um polonês que foge da guerra em seu país para morar e trabalhar no Brasil. O filme é lindo. Um roteiro enxuto, direção perfeita e uma trilha original muito bem composta que contribui de forma simbiótica para o sucesso do projeto, cumprindo seu papel conjunto e sua missão que é a de nos fazer chorar cada vez que o navio avisa que vai zarpar. Vá ao cinema, chore, ria e saia de alma lavada com essa história ingênua, triste e ao mesmo tempo alegre. Uma ode ao teatro.


17/09/2009

PARANORMAL ACTIVITY. TERROR DE VERDADE.

Desde o lançamento de REC não apareceu nada que me deixasse tão perturbado ao sair de uma sala de cinema. Paranormal Activity custou apenas 11 mil dólares, segue no estilo Bruxa de Blair e promete ser um dos mais bem sucedidos filmes de horror de baixo orçamento. O trailer é muito bom e já te deixa no clima certo. Eu que sou fã desse gênero e tenho hogeriza pelos filmes hollywoodyanos mal posso esperar pra sair do cinema com um marca passo no peito e um sorriso na cara.

05/09/2009

ESTAGIÁRIOS. É DE CORAÇÃO.

Nunca vou esquecer da primeira mentira que contei no mercado. Também foi a ultima. Meu contratante na porta da agência perguntou se eu sabia usar Corel e Photoshop. Foi em 2000. Óbvio que sim. Mentira.

Mas esse mesmo cara que eu achei que estava enganando também estava me enganando. Eles não eram agência, mas sim um bureau. Win x Win. Graças a essas duas mentiras firmamos uma amizade que perdura até hoje. Aprendi muito sendo estagiário lá naquele primeiro emprego.

Agora o que é importante pra um estagiário saber ao entrar na sua primeira agência? Simples. Ele tem de perguntar tudo sobre a área pretendida. Não perguntar de forma que não pareça apenas uma pergunta de alguém que quer se mostrar interessado, mas sim uma pergunta sincera. Um estagiário tem de se apegar à pessoa mais apaixonada pela área nessa agência e demostrar interesse real pela profissão, conversar de igual pra igual sobre os assuntos gerais, saber sobre historia da propaganda e sobre os grandes cases, trazer novidades de mídia, criação, atendimento, novos formatos de administração de empresas que podem ser interessantes para a agência e o mais importante. Ser sério nas suas pretenções.

Observe aquele cara que fica depois do horário em que todo mundo já saiu. Aquele cara que fala de séries, de internet, de quadrinhos, que fala dos clientes de forma crítica, daquele ou daquela mídia que falam de igual pra igual com os veículos, daquelas pessoas que escutam mais que falam nas reuniões de pauta ou reuniões internas da agência. Essas pessoas sabe de tudo que está acontecendo e tem a visão certa das formas de soluções de questões práticas.

E o mais mais mais importante é sempre ter uma visão de negócios pra tudo que faça parte de sua visão de 180 graus. Veja tudo de forma diferente de quando via quando era apenas um vestibulando. Tudo no mundo é comercializável. Comece a pensar como administrador e como empreendedor. Não estou falando pra pensar como empresário. É pra pensar como empreendedor. É diferente. E seja sempre crítico. A sua opinião, se real e pertinente, pode salvar um cliente da utilização equivocada de uma mídia desnecessária.

Aí, quando você achar que sabe de tudo sobre todos na agência, quando você pensar que conseguiu o respeito, a amizade de todos e como funciona a máquina em que você serve como ferramenta não esqueça. Você ainda é um estagiário, mas um estagiário no caminho certo.