30/10/2009

NÃO LEVEM A SÉRIO ESTE BLOG.

Este espaço é que nem propaganda boa. Se você não levar a sério então pode conseguir tirar coisas interessantes dele. Pense nesse negócio aqui como estilo non sense de fazer propaganda que acaba se tornando referencia à realidade. Curta estes dois VTs maravilhosos da Budweiser e imagine a dupla de criativos no brain. Logo depois tem a paródia do mesmo VT. Ah! E aos anônimos que me amam, Wassuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuup!




21/10/2009

COLLEGE HUMOR E PIXAR. AS DUAS COISAS MAIS LEGAIS DO MUNDO JUNTAS.

Pois é! Eu amo a Pixar. Ainda não desisti da humanidade graças a esta empresa maravilhosa. Além dela temos também a empresa mais engraçada da face da Terra. College Humor. Agora imagina unir as duas coisas em um curta muito engraçado. Curte aí.

20/10/2009

LOGOTIPO DA INVENCÍVEL VEÍCULOS. FUI EU? QUEM ME PAGA? CADÊ?


Acabei de descobrir que fui eu quem fez o novo logotipo da invencível veículos. Como é isso? Os caras nem me pagaram pelo trabalho. Pô! O logo ficou bom né? Limpo, de fácil assimilação e uma assinatura boa pra anúncios e impressos em geral. Agora quem me paga? A Invencível? Queria receber se desse. Rola? Ô vida! Ô azar! Essa arte revolucionária ficou por conta da Bulbo.

19/10/2009

DEU NO DIÁRIO DO PARÁ. INFELIZMENTE.


Mermãzinho. Que vergonha bicho. Depois eu que sou a pessoa difícil. Eu só lamento a falta de escrúpulos pra subir na vida. Tinha um careca assim mesmo que manchou a reputação de publicitários uma época dessas. Saiu na edição de Domingo.

15/10/2009

ESTAGIÁRIOS. MAIS UMA VEZ. ATENTAI.

E aí amiguinhos? Tudo bom? Tranquilos? Beleza! Eu gostaria muito de enfatizar minha preocupação através deste Post. Por que comecei o Post assim? Por que esse foi o início de alguns emails que recebemos na Virtual Comunicação. Os emails começavam com palavras nesse estilo: "belezinha?", "bacaninha?", "tipo assim!".

Falando pessoalmente eu não me importaria de tentar decifrar essa linguagem (uhm tá!), porém quando a gente encaminha um email pra uma vaga de emprego ou estágio o negócio muda um pouco de ótica.

Agora o mais importante de tudo. O Portfólio. Vocês precisam tomar cuidado com as peças que mandam no portfolio. Chegaram até a agência algumas peças bizarras, com excesso de imagens, efeitos de photoshop e total falta de noção na utilização da tipologia. Calma, calma. Não fiquem putos comigo. É para o bem de vocês. Eu não sou o tipo de profissional que liga o foda-se quando detecta um problema desses. Eu vi muitos tabalhos bons que precisariam de uma direção de arte mais atenta. Trabalhos que valem a pena ser revisitados pelos autores. As minhas dicas são essas:

•Mostre para algumas pessoas o seu trabalho final. Um profissional e a sua empregada (uma idéia.)
•Não tenha pressa em escolher a tipologia do seu trabalho. A tipologia é como a trilha sonora de um filme. Se não for boa como John Wiliams então nem adianta cogitar utilizar nele.
•Pense se a peça que você fez ficaria bonita no seu portfólio.
•Pesquise o portfólio da empresa que você está cogitando trabalhar e veja se você se identifica com a linha de criação dela.
•Leia bastante. (LEIA!!!). Desliga a televisão uma vez por semana durante três horas e leia tudo sobre direção de arte, redação e tipologia.
•Fique atento para trabalhos de agências de fora. Para as diagramações e os estilos de redação.
•Perceba a sua língua. O modo de falar regional e as mídias de relacionamento.

Aqui na agência conseguimos responder a todos que encaminharam seu portfólio, (Teve gente que mandou direto no corel sem transformar as fontes em curva!) e conseguimos selecionar dois apenas de 45 candidatos. Fica aqui a ultima dica. Baixe aqui alguns materiais de apoio pra você ler enquanto aguarda na sala de espera para sua entrevista.

http://www.powerpoint-search.com/design-para-quem-n%C3%A3o-%C3%A9-designer-ppt.html

E, por favor, COMPREM este livro. Design para quem não é Designer. Não postei o download por que quero que você compre o livro. Todo bom designer e diretor de arte precisa ler no começo de sua carreira este livro que é o chodó de qualquer profissional.


08/10/2009

ANÚNCIOS DE CÍRIO 2009. É! TODO ANO TEM.

Enfim chegamos a mais um Círio. Com ele vêm os anúncios de homenagem. Cada vez mais a criatividade nessa hora tem de ser superestimada ao máximo para não cair na mesmice de todos os anos. O principal aqui é fugir das coincidências ao máximo também, por que sempre acontece de um criativo achar a mesma fórmula do outro. Aqui a gente fez uma dezena de anúncios, mas os clientes ainda ficam com medo achando que é gasto de dinheiro e não um investimento.

Ainda têm o veículo que dificulta ao máximo a venda com preços exorbitantes e nenhum plano de pagamento. Pena. Eles perdem e nós perdemos graças à falta de visão desse tipo de "parceiro" que ainda tem a mania de passar por cima da agência coma intenção de "ganhar" mais.

Ficha Técnica geral
Criação: João Paulo Guimarães
Atendimento: Paulo Lourenço



04/10/2009

O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS SEM AQUELA NARRAÇÃO VERGONHA-ALHEIA DO JOSÉ WILKER.


Sempre nos perguntamos de forma individual, coisas que nunca pudemos responder. Porém, nunca nos questionamos coletivamente, o que facilitaria ao máximo a compreenção das respostas que gostariamos de obter através das perguntas do próximo. O que eu quero dizer com isso? Pimenta no C dos outros é refresco. Metaforicamente é claro (claro).
Com essa coleção de livros escritos por Douglas Adams, ex-integrante do grupo de comediantes britânicos da década de 60, Monthy Phyton, você vai ter todas as suas respostas (ou vai adotar novas perguntas).

Leia todos os livros. São eles: Guia do Mochileiro das Galáxias (tem o filme de 2005 que você pode alugar), O restaurante no fim do universo, A vida, o universo e tudo mais, Até mais e obrigado pelos peixes e, por último e não menos brilhante, Praticamente inofensiva. é só clicar na imagem e baixar todos os cinco livros.

03/10/2009

Gustavo Sarkis. Redator da AlmapBBDO.

Uma entrevista extraída do PUTA SACADA que é um blog muito, mas muito bom sobre Redação Publicitária. Caso você não goste de ler tem um link muito bacaninha aqui pra você.

Cachorro-Peixe para o SpaceFox, Gritos para o Twix, La Fortuna para a nova Saveiro e a campanha de novos planos para a Claro são alguns trabalhos realizados por Gustavo Sarkis, redator da AlmapBBDO e quarto entrevistado do blog. Bom, pela qualidade das campanhas torna-se fácil imaginar a qualidade da entrevista. Uma ótima aula em 8 perguntas.

1. Fale um pouco da sua trajetória em publicidade e seu início na AlmapBBDO.
Eu comecei ista na Propeg em Salvador. Primeiro fiz aquele estágio rotativo, passando por todas as áreas, atendimento, mídia, produção, e, quando passei pela criação, tive a sorte de o diretor de criação ter notado que eu ficava fazendo títulos até às oito da noite. Nessa época e local, isso significava ficar até tarde. Com isso eu ganhei um estágio fixo na criação. Quatro anos depois, eu achava que já tinha uma pasta que não faria feio na mesa de um diretor de criação em São Paulo. Botei a pasta embaixo do braço e vim bater na porta da DM9, W/Brasil, todas as agências que faziam aqueles anúncios que eu olhava no anuário e sonhava em um dia fazer igual. E foi assim que eu troquei minha vaga de redator sênior na Propeg por três meses de estágio na Talent sem garantia de renovação. Fiquei lá por quatro anos, onde tive a chance de trabalhar com o Mauro Perez, Marcelo Aragão, Alexandre Peralta, Ana Carmem e Júlio Ribeiro. Até que um dia o telefone tocou e uma secretária disse um minuto que Marcello Serpa vai falar. Trabalhar numa agência como a Almap para mim era o máximo. Era tanta gente boa fazendo trabalhos incríveis que eu sentia que precisava dar tudo de mim para acompanhar o ritmo. Hoje, com sete anos de Almap, a sensação continua a mesma.

2. O que realmente importa na hora de avaliar a pasta de um candidato a estágio?
Um candidato a estágio tem que mostrar que é bom com os poucos recursos que têm. Não dá para impressionar com idéias mirabolantes que vão ficar no meio do caminho, porque não existe verba de produção. Pensem em idéias simples e criativas, não só em mídia impressa, mas também em ações de guerrilha, internet, outdoor, mídia integrada. Quando você é estagiário, vai receber jobs com pouca ou nenhuma verba. Quem for capaz de resolver isso com eficiência já vai sair na frente.

3. Volkswagen, Havaianas e Gatorade são referências em boa propaganda. E você atende todas elas. Além de muito trabalho, como criar com freqüência diversas campanhas sem perder a qualidade?
Em primeiro lugar vem o que você citou : muito trabalho. Dulcídio Caldeira, diretor de criação aqui da Almap, tem uma frase muito boa sobre isso. Ele diz que as boas idéias vem da herpes. Um job só fica bom quando você trabalhou a ponto de baixar a resistência, pegar uma gripe, estourar uma herpes. Depois, vem outra coisa também muito importante. Clientes como Volkswagen, Havaianas e Gatorade querem colocar boas campanhas no ar. Eles vibram com uma boa idéia, apóiam, lutam junto com a gente para que a campanha aconteça. Isso faz uma grande diferença. É muito mais difícil quando só a agência tem coragem de apostar num trabalho criativo.

4. Você participa de reuniões de briefing? Como o redator pode ajudar o cliente a entender melhor o próprio pedido e fornecer informações relevantes?
Ajudando o cliente a simplificar o máximo possível. Para mim, o brief bem feito é aquele que pode ser resumido em uma frase.

5. Existem atenções especiais ao escrever para a internet? A linguagem deste meio é muito diferente dos meios tradicionais?
Você precisa estar atento aos recursos que a internet oferece. A cada momento surgem novas tecnologias que permitem interagir com o consumidor das mais variadas formas. Eu não sou um especialista no assunto, mas quando crio para essa área sempre procuro contar com a ajuda de um redator ou diretor de arte da equipe on line aqui da agência. Mas, antes de tudo, para mim o que vale é a boa idéia. Uma grande idéia vai poder funcionar muito bem em qualquer plataforma, seja em internet, mídia impressa, TV ou outdoor.

6. Depois de vários conceitos criados e títulos redigidos, como selecionar a melhor ideia para a campanha?
Você sabe que tem uma boa idéia na mão depois que já passou por muitas. Li um texto no site da Crispin Porter Bogusky onde eles dizem que não acreditam em epifanias. Eu penso do mesmo jeito. Para saber que a primeira idéia é a boa, você precisa ter a centésima. Fazer muito também ajuda a melhorar o seu critério. Quando você tem uma pilha de idéias, as melhores vão pular na sua frente. Ainda assim, quando estou em dúvida, tudo fica mais claro depois que eu conto as minhas idéias para alguém. Não só pela opinião de quem ouve, mas também por sentir como a idéia soa fora da minha cabeça. Tem idéias que ganham ou perdem força quando são contadas.

7. Uma curiosidade. Quantas vezes você reescreve um texto antes dele virar anúncio?
Quantas vezes for preciso até ele ficar bom. Às vezes sai de primeira, quase redondo, faltando só um tapinha aqui e ali. Às vezes sai completamente torto e vou reescrevendo. Em geral procuro fazer um texto curto e rápido, porém simpático.

8. Se você estivesse começando na profissão hoje, o que perguntaria para o Gustavo Sarkis, redator da AlmapBBDO, e qual seria sua resposta?
Prefiro ir direto ao ponto e dar um conselho para quem está começando : nosso meio está abarrotado de profissionais que vivem de imagem. Releasings, notinhas, factóides, burburinhos, fotos. Tem muita gente se envolvendo tanto com isso que não sobra tempo para fazer um trabalho bem feito. Marcello Serpa outro dia comentou que as pessoas estão confundindo fama com prestígio. Fama é a consequência de mera exposição na mídia. Prestígio, é a consequência de um trabalho bem feito. Se você puder escolher com quem vai estagiar, prefira alguém que tenha o último.