16/10/2008

CLEYTUDO FALANDO PARA O MUNDO.


Brasileiro, 23 anos, jovem estudante de Publicidade e ator. Poderia ser um excelente professor de ciências, um dentista competente e que não põe medo nas crianças, um ortopedista de primeira, um psicólogo de sucesso ou um repórter de voz forte. Mas tenho um caso de amor com as palavras e não pretendo terminar esse romance nunca mais.
É assim que meu amigo Cleyton se define em seu Blog http://www.cleytudo.blogspot.com/
Passa lá e dá uma olhada nos textos incríveis. Alguns, você nem acredita, são verídicos mesmo. Prova da sagaz capacidade narrativa de nosso conterrâneo Pernambucano. Confira esse texto maravilhoso.
Publicidade

Currículo Vitae na minha profissão é pasta. Pasta pode ser creme dental, lugar pra guardar documentos ou um creme gostoso. Em publicidade pasta é onde você mostra suas idéias. Idéia no Aurélio é representação mental de coisa concreta ou abstrata, imaginação. Na pasta, os publicitários põem seus trabalhos que saíram na mídia e fantasmas. Calma, não é um monte de Gasparzinhos pulando na nossa pasta, fantasma é a denominação de peças criadas apenas para mostrar nossas idéias sem nunca terem saído na mídia. Mídia é a designação genérica dos meios, veículos e canais de comunicação. Comunicação é o ato de comunicar-se, interagir, dialogar, é trocar idéias. Publicitário trabalha com idéias, estratégias e ações para atingir o público-alvo. Público-alvo é o conjunto de pessoas ao qual se destina uma mensagem publicitária. Publicitário pode trabalhar nos departamentos de comunicação e marketing das empresas e em agências. Agência de publicidade atende contas e se divide nas seguintes áreas: atendimento, produção, mídia, direção de arte e redação. Contas são as empresas, os clientes. Quem faz a ponte com o cliente é o atendimento, que faz um Briefing para resolver os problemas de comunicação desses cleintes. Briefing não é um pedaço de carne. Briefing é um documento com as informações necessárias para criar os anúncios. O atendimento entrega o Briefing ao pessoal da criação. Criação é o departamento da agência onde se encontra geralmente um diretor de criação, um diretor de arte e um redator, que vão esmiuçar o Briefing para poder criar as peças. O diretor de arte é responsável pela composição da imagem, fotografia, cores e suas disposições num cartaz, anúncio de jornal etc. O redator lida com as palavras, tudo que for texto. Aquele título, aquela historinha ou aquela frase dita por uma mulher no rádio.O desejo do pessoal da criação é que não chegue na sala um Briefing mal-passado. Depois da campanha ou peça serem aprovadas pelo cliente, o pessoal da produção orça com os fornecedores o tipo de papel, a impressão, essas coisas. E o mídia, pessoa responsável em fazer o contato com os veículos de comunicação, reserva a página do jornal, revista, outdoor ou intervalo comercial na tv, entre outras possibilidades.Publicidade parece uma profissão de glamour. Pode até ser: a galera é animada, tem festa sempre, tortas, pizzas, cafezinhos a toda hora, happy hour depois do expediente e pode trabalhar de Allstar. Mas é um trabalho que precisa de muita concentração e trabalho duro.

3 comentários:

Cleyton Cabral disse...

João, bom fazer parte desse cantinho. Valeu!

Anônimo disse...

Jura???
É só isso que a produção faz...???
Pelo que o JP falou, achei que vc saberia mais...

Cleyton Cabral disse...

Não é só isso Dany. É que fiz um resumão. Todos fazem tantas coisas... hehe Confesso que ficou meio vago. Numa próxima quem sabe fique melhor... beijo!