05/09/2009

ESTAGIÁRIOS. É DE CORAÇÃO.

Nunca vou esquecer da primeira mentira que contei no mercado. Também foi a ultima. Meu contratante na porta da agência perguntou se eu sabia usar Corel e Photoshop. Foi em 2000. Óbvio que sim. Mentira.

Mas esse mesmo cara que eu achei que estava enganando também estava me enganando. Eles não eram agência, mas sim um bureau. Win x Win. Graças a essas duas mentiras firmamos uma amizade que perdura até hoje. Aprendi muito sendo estagiário lá naquele primeiro emprego.

Agora o que é importante pra um estagiário saber ao entrar na sua primeira agência? Simples. Ele tem de perguntar tudo sobre a área pretendida. Não perguntar de forma que não pareça apenas uma pergunta de alguém que quer se mostrar interessado, mas sim uma pergunta sincera. Um estagiário tem de se apegar à pessoa mais apaixonada pela área nessa agência e demostrar interesse real pela profissão, conversar de igual pra igual sobre os assuntos gerais, saber sobre historia da propaganda e sobre os grandes cases, trazer novidades de mídia, criação, atendimento, novos formatos de administração de empresas que podem ser interessantes para a agência e o mais importante. Ser sério nas suas pretenções.

Observe aquele cara que fica depois do horário em que todo mundo já saiu. Aquele cara que fala de séries, de internet, de quadrinhos, que fala dos clientes de forma crítica, daquele ou daquela mídia que falam de igual pra igual com os veículos, daquelas pessoas que escutam mais que falam nas reuniões de pauta ou reuniões internas da agência. Essas pessoas sabe de tudo que está acontecendo e tem a visão certa das formas de soluções de questões práticas.

E o mais mais mais importante é sempre ter uma visão de negócios pra tudo que faça parte de sua visão de 180 graus. Veja tudo de forma diferente de quando via quando era apenas um vestibulando. Tudo no mundo é comercializável. Comece a pensar como administrador e como empreendedor. Não estou falando pra pensar como empresário. É pra pensar como empreendedor. É diferente. E seja sempre crítico. A sua opinião, se real e pertinente, pode salvar um cliente da utilização equivocada de uma mídia desnecessária.

Aí, quando você achar que sabe de tudo sobre todos na agência, quando você pensar que conseguiu o respeito, a amizade de todos e como funciona a máquina em que você serve como ferramenta não esqueça. Você ainda é um estagiário, mas um estagiário no caminho certo.

9 comentários:

Antonio disse...

A cartilha para os estagiários tá ok. É isso mesmo. Falta agora uma para quem não é estagiário e que não tem um pingo de vontade de ensinar aqueles que estão começando e/ou delega trabalhos do tipo "procura uma imagem na internet"...

Larissa Rabelo disse...

É bem isso mesmo. É assim que funciona!

Anônimo disse...

E quando opinamos e o chefe ñ dá a minima bola, apena diz: -legal! ¬¬
E quando abrimos a boca ai akele carinha metido a engraçado diz: - ei, te cala que tu é estigiário e calado tu ainda ta errado!
e qdno percebemos coisas erradas na administração na agência ai o chefe fala: - Isso acontece desde antes de vc nascer, e vc acha q vai mudar agora só pq vc quer?

e tantas outras coisas...

inteleqtu disse...

Não é por que eu quero irmão. É por que você poderia querer que mudasse. Entendeu?

Geysa Corrêa disse...

tá na hora de atualizar esse blog!
bjs

Anônimo disse...

Como vai o desempregado João?

João Paulo Guimarães disse...

o desempregado joão agora é dono de agência atendendo clientes excelentes como Treide, Eagle Monitoramento de carros, A Forneria, Novo Lar condominios, Juruá, S.O.S, I-Service, Sespa, Adepará, 5 sentidos e Templaríos. Além, é claro, dos clientes que ainda não entraram e vão entrar até o final do ano. Agora o desempregado João está fazendo seleção pra contratar um estagiário pra área de criação na sua humilde agência. E você pequeno frustrado? Hahahahahahaha!!!!! (risada de filmes de terror!)

Creator Comunicação disse...

Campanha quero ser "Estagiário de Coração", mas falta uma mãozinha de quem já é dono, ou quem contrata, pra dar uma oportunidade para pessoas que não tem experiência com agência e quer muito ter,(Falta essa cacartilha) é duro! rsrsrrrs

Erick disse...

Sou dono de AXeincia também assim como vocÊ, viva nós.