15/10/2009

ESTAGIÁRIOS. MAIS UMA VEZ. ATENTAI.

E aí amiguinhos? Tudo bom? Tranquilos? Beleza! Eu gostaria muito de enfatizar minha preocupação através deste Post. Por que comecei o Post assim? Por que esse foi o início de alguns emails que recebemos na Virtual Comunicação. Os emails começavam com palavras nesse estilo: "belezinha?", "bacaninha?", "tipo assim!".

Falando pessoalmente eu não me importaria de tentar decifrar essa linguagem (uhm tá!), porém quando a gente encaminha um email pra uma vaga de emprego ou estágio o negócio muda um pouco de ótica.

Agora o mais importante de tudo. O Portfólio. Vocês precisam tomar cuidado com as peças que mandam no portfolio. Chegaram até a agência algumas peças bizarras, com excesso de imagens, efeitos de photoshop e total falta de noção na utilização da tipologia. Calma, calma. Não fiquem putos comigo. É para o bem de vocês. Eu não sou o tipo de profissional que liga o foda-se quando detecta um problema desses. Eu vi muitos tabalhos bons que precisariam de uma direção de arte mais atenta. Trabalhos que valem a pena ser revisitados pelos autores. As minhas dicas são essas:

•Mostre para algumas pessoas o seu trabalho final. Um profissional e a sua empregada (uma idéia.)
•Não tenha pressa em escolher a tipologia do seu trabalho. A tipologia é como a trilha sonora de um filme. Se não for boa como John Wiliams então nem adianta cogitar utilizar nele.
•Pense se a peça que você fez ficaria bonita no seu portfólio.
•Pesquise o portfólio da empresa que você está cogitando trabalhar e veja se você se identifica com a linha de criação dela.
•Leia bastante. (LEIA!!!). Desliga a televisão uma vez por semana durante três horas e leia tudo sobre direção de arte, redação e tipologia.
•Fique atento para trabalhos de agências de fora. Para as diagramações e os estilos de redação.
•Perceba a sua língua. O modo de falar regional e as mídias de relacionamento.

Aqui na agência conseguimos responder a todos que encaminharam seu portfólio, (Teve gente que mandou direto no corel sem transformar as fontes em curva!) e conseguimos selecionar dois apenas de 45 candidatos. Fica aqui a ultima dica. Baixe aqui alguns materiais de apoio pra você ler enquanto aguarda na sala de espera para sua entrevista.

http://www.powerpoint-search.com/design-para-quem-n%C3%A3o-%C3%A9-designer-ppt.html

E, por favor, COMPREM este livro. Design para quem não é Designer. Não postei o download por que quero que você compre o livro. Todo bom designer e diretor de arte precisa ler no começo de sua carreira este livro que é o chodó de qualquer profissional.


12 comentários:

Michelle disse...

E depois tem universitário reclamando que nunca arruma estágio.

Creator Comunicação disse...

Bom, eu acho que estagiário é isso mesmo, tem que correr na corda bamba com a galera gritando que ele tem que segurar um guarda-chuva pra tentar se equilibrar e conseguir chegar ao outro lado.
entre umas e outras, usaremos, um dia, nossa experiência para realizar uma campanha publicitária, daremos muitas risadas disso, e continuaremos a viver a matéria-prima da propaganda, a vida.

Eita, onde foi mesmo que eu vi isso???? hahahhhaha...

João Paulo Guimarães disse...

é isso mesmo meu velho.

Juan Pablo disse...

Só entre nós... és um covarde, só publicas comentários puxasaquistas. Nas tudo bem não é ninguÊm nunca vai saber.

João Paulo Guimarães disse...

que isso?????

Leca disse...

queres que baixemos ou que compremos o livro, não tendi pequeno

João Paulo Guimarães disse...

compra ele lekinha do meu coração. é bom!

Unknown disse...

Bom, eu fui um dos que encaminhou um e-mail com meu curriculo e portfolio em anexo.
Infelizmente não fui um dos selecionados, porém fico satisfeito em saber que alguém, de fato analisou meu portfolio e me deu um retorno. Já mandei milhres de portfifas pra diversos lugares e na sua maioria, a resposta foi um vazio, um silencio absoluto. Pois a opinião de um amigo é sempre válida, porém a avaliação de um profissional, para quem quer aprefeiçoar seu trabalho, é de fundamentalimportância, por isso acredito que seria de muito bom tom que as empresas desse esse feedback para os candidatos, nem que seja para dizer que não gostaram do portfoilo.

ahhh e a próposito, poderia me dizer o que achou do meu portfolio especificamente?? hehehe, só pra saber !

André Patrick Silva

José Calazans disse...

quem quiser ler este livro pode ir na biblioteca da unama, la tem esse e um outro que eu indico que é o " Direção de arte em propaganda" do Newton Cesar.
num é aluno da Unama pra emprestar o livro? deixaum recado no meu blog pedindo um dos livros que eu empresto pra você
clazine.blogspot.com
afinal agente precisa se ajudar

José Calazans disse...

quem quiser ler este livro pode ir na biblioteca da unama, la tem esse e um outro que eu indico que é o " Direção de arte em propaganda" do Newton Cesar.
num é aluno da Unama pra emprestar o livro? deixaum recado no meu blog pedindo um dos livros que eu empresto pra você
clazine.blogspot.com
afinal agente precisa se ajudar

Priscila Monique disse...

Ah tÁ! TIO João, vou lembrar ahauhauahauahuaha

Rá! Não acredito que tem gente que faz isso, esse universitários =X ahuahauahua

bjunda!

Anônimo disse...

A culpa disso são essas universidades de esquina que abrem e fecham a todo momento oferecendo curso de publicidade. de onde veio FAPEN??????? o bom é saber que quem é bom sempre vai ter vaga. =]