30/03/2009

AGÊNCIA ÚNICA E PEÇA OURO NO ANJ.

Não tinha como ganhar de uma peça como essa. A agência ÚNICA da Bahia assina o anúncio "Bulimia Mata", vencedor do Prêmio ANJ do ano passado criado para a clínica Delfin. Lindo.

26/03/2009

FORMIGUINHAS DA PHILCO.

De todos os comerciais da história da propaganda mundial, esse é o qual eu vou lembrar pra sempre.

24/03/2009

REUNIÃO DOS ANÔNIMOS ANÔNIMOS by college humor.

Se rolasse uma reunião dos anônimos, que adoram pulverizar suas opiniões nos blogs paraenses, seria mais ou menos assim. Mais um vídeo sem comentários do College Humor. Sacaram? Sem comentários? Anônimos? Hein? Hein?

20/03/2009

ALIEN X PREDADOR LIGHT.

Sou fã de carteirinha das duas mitologias tanto nos cinemas quanto nos quadrinhos. Quando se encontraram para um embate cinematográfico não fiquei muito contente. Na verdade foi triste. Que bom que existe a publicidade para recriar essa briga. Esses filmes eu assistiria numa boa. Peças maravilhosas para divulgar o lançamento do filme na SKY. Essa técnica é o chamado trocadilho visual.



18/03/2009

LÚCIO JUNIOR. O SUPER ILUSTRADOR.


Conheci o Lúcio quando comecei a trabalhar na Dahás, mais ou menos a dois anos. Uma das melhores pessoas que conheci e um dos melhores ilustradores da cidade. O cara é muito bom no que faz. Material de primeira. Essa ilustração dos X-men foi feita em três dias e é digna de uma publicação na MARVEL. Precisando de trabalhos de ilustração com prazos incríveis o contato dele está aqui luciodcm@hotmail.com .


17/03/2009

SEX AND THE CITY OU A SALIÊNCIA E A CAPITAL.


Definitivamente umas das séries com um dos melhores formatos já criados. Diálogos perfeitos a respeito dos relacionamentos, abordado do ponto de vista feminino sem o romantismo clichê que a maioria dos autores trata o tema. Simplesmente perfeita. Uma série divertida, bonita e inteligente. Eu assisti as seis temporadas em duas semanas. Acho até que demorei. Não fosse a minha namorada eu nunca conheceria essas quatro mulheres. Se baixar e gostar, compre as seis temporadas que tá uma pechincha cara.

S01 E01 - Sex and the city: MegaUpload ; Uploaded

S01 E02 - Models and mortals: MegaUpload ; Uploaded

S01 E03 - Bay of married pigs: MegaUpload ; Uploaded

S01 E04 - Valley of the twenty-something guys: MegaUpload

S01 E05 - The power of female sex: MegaUpload ; Uploaded

S01 E06 - Secret sex: MegaUpload ; Uploaded

S01 E07 - The monogamists: MegaUpload ; Uploaded

S01 E08 - Three´s a crowd: MegaUpload ; Uploaded

S01 E09 - The turtle and the hare: MegaUpload ; Uploaded

S01 E10 - The baby shower: MegaUpload ; Uploaded

S01 E11 - The drought: MegaUpload ; Uploaded

S01 E12 - Oh come all ye faithful: MegaUpload ; Uploaded

SALA DE CRIAÇÃO



13/03/2009

COCA-COLA DE INSETO.

Rapaz. Chega a dar arrepios essa produção maravilhosa. Não é uma idéia nova, mas a execução é linda e diferente. Perfeita. Esse tipo de VT tira lágrimas da gente. A trilha sonora cresce junto com a ação e cada inseto traz uma sacada nova e divertida pra adcionar beleza. E as tomadas, a fotografia? Não vou me adimirar se aparecer um making off com erros de gravação. Me empolguei tanto que até me atrapalhei nos comentários. Como dizia o Joe da Blossom. UOU!

11/03/2009

MALLUZINHA MAGALHÃES.

Os orfãos de Los Hermanos, já se identificaram e adotaram essa menina de 16 aninhos (Marcelo Camelo também), que traz uma música com influências de Bob Dylan, Beatles, Secos e Mollhados e música Country. Uma voz pesada quando quer, além de muito inteligente e simpática. Baixe o CD e, se gostar, compre o kit que vem com o DVD. Destaque pra música "Noil".

PARABÉNS CTBEL.

Mais uma vez a administração pública belenense é exemplo nacional de falta de noção e bom senso. A Ctbel terceirizou o trabalho de guincho de carros estacionados em local indevido que atrapalham o direito de ir e vir. O problema é que os caras estão guinchando o seu carro estacionado até na porta de sua casa. Os caras são truculentos, ignorantes e, como sempre, corruptos. Sempre pedem pra "conversar" antes de levar o carro com aquela cara de pilantra olhando pro lado.
A Ctbel se entope de dinheiro e a violência acelera nas ruas de movimento mais morto depois das 10 da noite. É louvável a atitude de querer tornar Belém uma cidade transitável, mas seria melhor tornar a cidade mais segura primeiro. Há uma semana, uma vizinha sem garagem deixou o carro na frente do prédio onde moro e teve o vidro quebrado e o som roubado. Resolver esse problema ninguém consegue. O negócio, negócio mesmo, e que nem o Estado e nem o Município vão fazer alguma coisa por que o que dá dinheiro é multa, arara e barreira policial atrás de dinheiro. De acordo com a procuradoria jurídica da Ctbel o processo de guincho terceirizado é legal e foi acertado de forma licitatória. Paidégua. A gente conhece as licitações no Estado e sabe da "grande veracidade" dos resultados. O BASA que não me deixa mentir.
Melhor ainda é ter seu carro depredado (roubam som, pneu, calota, óculos, bagana de cigarro, papel de menta e o que tiver) no curral da Ctbel. Pensa que ele volta inteirinho como foi? Volta nada rapá.
Parabéns Ctbel, Município, Dono dos guinchos, flanelinhas credenciados e não credenciados, Polícia Militar (que também tem lucrado), ladrões de carros e pedintes de trânsito de cada esquina da cidade pela grande idéia. Ainda perguntam por que tá todo mundo indo embora da cidade das mangueiras, cidae do medo, cidade dos reféns do município e do estado.

05/03/2009

VIRAL DE STAR WARS EM SP.

Muito bom esse viral criado pra divulgar a série de animação Star Wars: A guerra dos Clones que estreou a algum tempo no Cartoon. Mostra um Tropper passeando pelas ruas de São Paulo interagindo com as pessoas. Aí você diz assim: "Igualzinho a ação que a Dahás inventou dos Pirata lá e do Jeison do Sexta-Feira 13." NÃO. A Dahás trabalha o viral muito bem, porém essa modalidade da Publicidade, que é muito bacana e eficaz, não é uma criação da Dahás. Os caras arrebentam lá, mas também não é pra tanto. Assiste aí.

04/03/2009

QUADRIFÁSICO ARISTOTÉLICO.

Sumanos e sumanas. Algumas pessoas reclamam que tem pouca redação aqui e muito assunto desfocado da propaganda, então resolvi trazer até vocês uma pequena introdução ao Quadrifásico Aristotélico que é nada mais nada menos que a estrutura básica da Redação na Publicidade. Aos estudantes e futuros redatores aqui vai uma pequena contribuição.

O Quadrifásico se resume basicamente em:

EXÓRDIO (O título da peça)

NARRAÇÃO (assunto relacionado ao tema, ao produto e ao conceito escolhido)

PROVA (diferenciais ou importâncias do produto)

PERORAÇÃO (Finalize retornando ao exórdio ganhando unidade na redação e concisão)

Dêem uma olhada nessa peça criada na Verodesign e veja se você consegue identificar separadamente sua estrutura.

O Título seria o Exórdio. Uma idéia escolhida como conceito sustentado pela imagem forte do olhar de um jacaré. A narração e prova ficariam representadas pelo primeiro parágrafo com os motivos e vantagens de visitar a Ilha Mexiana. E por fim a Peroração, onde você refaz o convite e relembra o título de forma sucinta.

Claro que essa estrutura não se aplica em todos os casos para a criação já que existem os Textos Quentes e Textos Frios. Porém é bom lembrar que as grandes peças nasceram de grandes redações. Até em casos de Trocadilho Visual a redação vem primeiro.

SOBRAS DE CARNAVAL.

Direção de Arte linda e Redação precisa e engraçada. Peças perfeitas. A Brahma foi umas das piores cervejas que eu já tomei. Mas acho que encarava de novo só pra ver mais peças como essas nas ruas e bares. Isso é arte.





03/03/2009

SINDICATO DOS PUBLICITÁRIOS.


Publicitários e não publicitários de Belém têm comentado sobre a criação de um segundo Sindicato dos Publicitários. Um grande abacaxi, mas uma iniciativa louvável se levada a sério. Mas falando sério. Pra que um outro sindicato se a maioria dos profissionais não está levando nem o diploma da profissão a sério. É muito bacana quando a gente fala nos desbravadores não-diplomados da Publicidade Paraense, citados o tempo todo, como Oswaldo Mendes, Pedro Galvão e Abílio Couceiro Pai. Esses senhores que fizeram história, passaram por muita coisa pra chegar onde chegaram e terem seus nomes lembrados.

Ditadura e censura, Diretas Já, Plano Collor e muitos outros acontecimentos que marcaram sua trajetória e que fizeram deles vencedores no mercado. Os tempos mudaram, as faculdades se organizaram e o vestibular para Comunicação Social evoluiu tornando-se Comunicação Social com Habilitação.

Os tempos mudaram e profissional desevoluiu. Vive na ditadura. Têm medo de "se queimar" opinando de cara limpa. Monta suas panelinhas, aplaude a "política do não-diploma" e inventa nomes cinzas para opinar. Um caso de desvio de personalidade ou carater? Vai saber. Os sábios solitários que riem pra parede buscando aprovação.

Por que eu estou escrevendo isso colegas? Por que eu recebo mais de 50 comentários de anônimos neste humilde blog sem visualização social ou profissional na cidade. Alguns comentários muito bons em algumas situações, mas que não vão ser publicados nunca, por que as pessoas que frequentam o blog, tem nome e rosto. Aqui é uma espécie de sindicato onde todos opinam de forma embasada e discordam na maioria das vezes como vocês podem testemunhar.

É fato que sempre existiu e sempre vai existir gente que sai de casa com um abacaxi na cabeça. O que a gente tem que cuidar é que essas mesmas pessoas que gostam de se auto-promover não comecem de repente a tomar decisões por nós que vivemos o mercado ou por pessoas que ainda vão viver. Publicidade, Sindicato e Diploma são coisas sérias. Lembrando que a Carmem Miranda cantava com um abacaxi na cabeça, mas todo mundo sabia quem era Carmem Miranda e o quanto ela era profissional.

02/03/2009

MOHALLEN MEIRELLES. ALL-TYPE.

Meu irmãozinho. Chega dá vontade de chorar vendo esses anúncios. Lindos cara. Lindos. Apenas All-type, com um humor corajoso, bonito e muito bem bolado. Já falei que a Redação é linda? Maravilhosa? Bem estruturada? Linda cara. Parabéns, parabéns e parabéns. Ganha o cliente na hora. Tem bom gosto, simpatia e um humor inteligente. Aqui está o site da empresa http://www.fallon.com.br/ .












PROPAGANDA DE CERVEJA BLERCKT!

Mais uma pérola das propagandas de cerveja. Dessa vez, outra vez, de novo, foi a Kaiser que tentou fazer um comercial anti-bunda que devia ser super engraçado, mas que acabou saindo uma mer#$&*%@#. Sinceramente essas propagandas de Zeca-Feira e Código Redondo já deram no saquinho. Lembrando que as cervejas regionais como Polar e Cerpa Gold estão roubando a cena literalmente, de verdade e na vera. Assiste essa tristeza.