27/07/2009

CRIAÇÃO SEM PISTOLAO. LIVRÃO.

Nunca esqueço do meu amigo Breno, quem trabalhou comigo na DZ9, praticamente me obrigando a comprar esse livro. Também foi ele quem me apresentou a Rogério Steinberg. Depois de ler essa maravilha comecei a perceber a importância de ler pra enriquecer a paixão pela profissão. Estudantes, leiam mais, estudem mais e sejam amigos dos seus professores. Faça o download e compre por que vale a pena. Basta clicar na imagem.



SEGURADORAS. CRIATIVIDADE E VERBA.

Propaganda de seguradora devia ser sempre assim. Monstruosa. Imagine você pegar um cliente que tem N possibilidades pra criar. Agora imagine você poder contar com uma verba monstruosa pra colocar em prática. Esse comercial ilustra bem o que eu quero dizer. Lindo demais. Detalhe pro cachorro correndo atrás na confusão. Esse segundo VT já é mais tranquilo. Verba menor obviamente e, natualmente, não menos engraçado. Mesmo assim temos dois VTs que exigem verba pra produção e veiculação.






23/07/2009

O MERCADO PUBLICITÁRIO EM 1 MÊS.

Recentemente fui convidado por um grande amigo a ajudá-lo a dar uma cara de agência para seu Bureau que sempre executou trabalhos de publicidade, produção gráfica e bellow the line. Pois bem. Começamos a fazer um trabalho de prospecção de clientes. Alguns que estão iniciando sua empresa, o que é bom por que podemos trabalhar desde a criação do Logotipo, slogan, conceito até a campanha de lançamento. Alguns clientes já haviam tido experiência com uma agência e, traumatizados, abandonaram o "luxo da comunicação". Isso é foda. Claro que não vou citar aqui nomes, mas é uma pena o tratamento que algumas agências dão ao cliente pequeno ,fazendo ele se tornar desconfiado quando esta o aborda.
Por sorte fomos bem recebidos por todos esses clientes que fecharam pequenos trabalhos e alguns pediram mídias mais dispendiosas como rádio, tv e outdoor (apesar de barato, o outdoor só funciona em grandes quantidades).

Agora o que eu queria dizer mesmo é como o mercado de Belém lhe abre portas quando você ousa em procurar as pessoas de forma respeitosa e profissional. Gravamos nosso portfólio, imprimimos e marcamos hora de acordo com o schedule desse cliente. A reunião inicial é decisiva pra criar a confiança e a simpatia entre as partes. Ser sincero em todos os aspectos também. Parece ingenuidade, mas falar o que se pensa realmente na hora da reunião, em vez de apenas puxar o saco, é o objeto principal que quem lhe recebe analisa como ponto positivo.

Belém tem um mercado enorme a ser explorado. As grandes agências por serem grandes não estão sabendo como abocanhar essa fatia estatística talvez por serem exatamente grandes e terem suas contas maiores monopolizando o tempo da super-estrutura e, por isso, da sua infra também. A crise, como pude perceber esse mês, ficou no passado. Ao visitar essas pessoas doidas por espaço, vejo que a criação, presa nas salas, está ultrapassada.

A simplicidade em criar com vista no target vai um dia formar nosso mercado petrificado e satisfeito em preencher todo e qualquer espaço em branco no anúncio. O cliente, saturado das agências bicho-papão, já fala em e-commerce e mailing. Conhece os preços dos fornecedores e sabe o que é Long Tail. O que ele não sabe é como dar o pulo do gato. Nós sabemos, somos apaixonados por isso e loucos pra fazer esse cliente pular a cada campanha. Existe mercado pra isso.

16/07/2009

ESTÁ CHEGANDO MADMEN!

O Pôster já diz tudo que esta 3ª temporada de MadMen está trazendo. Você que ama publicidade e que adora conflitos bem escritos em meio a excelentes atuações está convidado no dia 16 de Agosto a assistir a estréia. A série tem como cenário as agências de propaganda da Madison Avenue de Nova York e no Brasil é exibida pela HBO.

É LOGOTIPO. NÃO LOGOMARCA. E NÃO É TÃO BARATO ASSIM!

Recentemente um amigo dono de uma agência pequena foi acometido por uma epidemia de clientes atrás de "Logomarca de 500 real". Não é "Logomarca"! É LOGOTIPO! E não custa só "500 real". O valor de um Logotipo depende muito do porte da empresa solicitante e do prazo que o cliente nos dá, chegando a custar de R$ 1.200,00 a até R$ 8.000,00. Um Logotipo é o Gênese do empreendedor e do projeto empresarial e não pode ter sua produção comparada com a de uma panificadora. Ao se criar um Logotipo você está criando uma empresa e não um desenho.

14/07/2009

MEGAN FOX. DEUSA DO TRASH.

Rapaz. Eu...éérrrr...olha...eu...eu...éééééé...af! Enfim...eu tava...eu tava...Ai, ai. A estréia está prevista para setembro nos cinemas americanos. (eu amo minha namorada, eu amo minha namorada...).

FORNECEDORES VIRTUAIS.

É incrível como é mais prático, fácil e mais tranquilo trabalhar com fornecedores de Porto Alegre, Curitiba, Minas e São Paulo. Uma vergonha também já que isso só mostra aos publicitários e produtores do Estado que o fornecimento de serviços ligados a comunicação está falho. Nossos fornecedores são despreparados, cobram caríssimo e, por isso, perdem para pequenas empresas de fora que nos dão um tratamento vip e atendimento 24 horas. Um exemplo:
Sai muito mais barato eu encomendar um hotsite com apresentação em flash para uma empresa de Florianópolis, onde eu tenho atendimento completo o dia todo, pois os idealizadores ficam ao msn comigo, do que eu pedir pra algum profissional daqui. O cara daqui me cobra o dobro, some com o dinheiro e muda toda a idéia de layout.

05/07/2009

ÚLTIMA PARADA 174.


A prova da ineficiência do estado está aqui. Já se passaram 9 anos desde esse episódio e a narrativa transformada em filme reflete uma realidade tátil. O filme é puro cinema brasileiro. Despreocupação com direção de arte, fotografia e pesquiza de personagens. Em compensação toda a mitologia, criada pelo Documentário nu e cru de José Padilha, ajuda a vender a produção de Bruno Barreto. Um filme que só vem sustentar a idéia que a sociedade atual tem de viver em uma guerra pela sobrevivência. Duas frases deste filme que não saem da minha cabeça: "Tu acha que playboy vai te dar alguma coisa sandro? Tem que pegar a força!" e "Sabe quem é a única vítima aqui Sandro? Você."



02/07/2009

COMO ASSIM UM DOS MAIS VOTADOS?


Rapaz! Taí! Eu até que ia gostar de ganhar esse negócio. O troféu é bonito pra caramba. Uma tecla dourada. Sem querer acabei sendo um dos mais votados. Se você ainda não votou vá até lá clicando no selo ao lado. É uma pena que não ganhe dinheiro. Estou precisando. Votem lá e obrigado a quem já votou. Clicando na imagem você confere o INTELEQTU na categoria Comunicação.