04/03/2009

QUADRIFÁSICO ARISTOTÉLICO.

Sumanos e sumanas. Algumas pessoas reclamam que tem pouca redação aqui e muito assunto desfocado da propaganda, então resolvi trazer até vocês uma pequena introdução ao Quadrifásico Aristotélico que é nada mais nada menos que a estrutura básica da Redação na Publicidade. Aos estudantes e futuros redatores aqui vai uma pequena contribuição.

O Quadrifásico se resume basicamente em:

EXÓRDIO (O título da peça)

NARRAÇÃO (assunto relacionado ao tema, ao produto e ao conceito escolhido)

PROVA (diferenciais ou importâncias do produto)

PERORAÇÃO (Finalize retornando ao exórdio ganhando unidade na redação e concisão)

Dêem uma olhada nessa peça criada na Verodesign e veja se você consegue identificar separadamente sua estrutura.

O Título seria o Exórdio. Uma idéia escolhida como conceito sustentado pela imagem forte do olhar de um jacaré. A narração e prova ficariam representadas pelo primeiro parágrafo com os motivos e vantagens de visitar a Ilha Mexiana. E por fim a Peroração, onde você refaz o convite e relembra o título de forma sucinta.

Claro que essa estrutura não se aplica em todos os casos para a criação já que existem os Textos Quentes e Textos Frios. Porém é bom lembrar que as grandes peças nasceram de grandes redações. Até em casos de Trocadilho Visual a redação vem primeiro.

7 comentários:

Luís Azevedo disse...

bela peça!!!

Blog do Ivanzito disse...

sabe aquelas peças que vc fica horas admirando? então essa é uma... Parabéns!!

???? disse...

Adorei a peça e a nova proposta "elucidativa bloguiana".

Besos, pero no mutcho.

Anônimo disse...

Linda peça, parabéns mesmo


Danielle Gomes

???? disse...

Sempre tive queda por professores...

José Calazans disse...

oh joão!! O quadrifaásico foi legal, eu não conhecia. Da para você falar também de textos fris e quentes? Isso eu tbm não conheço.
está de parabens o trabalho

João Paulo Guimarães disse...

Faaaalaaaaa Calazans! Finalmente você encontrou o caminho até o INTELEQTU hehehehe. Sempre vi seus comentários nos outros blogs e sempre achei muito bons e conciliadores. Bom, chega de rasgação de seda e vamos lá.

Os texto frio é aquele texto que tem título (exordio) e um pequeeeeno texto de apoio (peroração). São aquelas grandes sacadas com frase e imagem.

Já o texto quente a gente vê muito nas propagandas e impressos de banco, telefonia, seguradoras, carros e outros produtos que exageram no emocional. São textos com muito discursso direto, linguagem referencial e conativa. Pode ser exemplificado até pela peça aí em cima. Normalmente os textos quentes têm essa estrutura do quadrifásico.
Ainda vou postar uma explicação mais abrangente sobre esses textos.

Abração cara e seja bem vindo.