25/02/2009

UMA VERDADE INCONVENIENTE.

A publicidade em Belém esta falida. É triste, mas é verdade. Estamos vivenciando tempos em que o Sindicato prefere diminuir nossos salários a organizar nossa classe. Falsos profissionais encorajam um mercado sem Diplomas e clamam para que assim continue, exigindo a não valorização do profissional qualificado. Deturpam leis em prol de mais falsos profissionais. Aqueles que batem no peito e se dizem Publicitários, pessoas que roubam vagas nas agências do estudante que ainda nem sequer ingressou no mercado de trabalho, mas que precisa de experiência. O pior é perceber que ninguém fica escandalizado com isso. Acham até bom. Revolucionário.
As discussões nos Blogs são ridículas, infantis, mal intencionadas e cheias de falsas polêmicas. O anonimato virou a verdadeira identificação da covardia. Todos afetados com seus super egos. É humilhante saber que essas pessoas têm voz e que existe concordância de alguns com isso. Humilhante ser comparado a isso.
É triste constatar que não existe apenas uma crise econômica, mas sim uma crise ética e moral.
Aos amigos do Blog agradeço muito por continuarem me visitando. A casa é de pobre, mas recebe sempre de coração. Aqui a gente discute brasinstorm e não a capa da Caras.

CARNAVAL DE VERO.


Anúncio de Carnaval da Verodesign que encoraja as empresas, empresários de grande e pequeno porte a anunciarem. Em tempos de crise, é importante jogar limpo com seus clientes e alertar para a assiduidade em anunciar. Parabéns a ambos os veículos que foram super parceiros na iniciativa. Assim todo mundo sai ganhando.


Criação: João Paulo Guimarães
Direção de Criação: Patrícia Cardoso
Mídia e Produção: Silvia Miléo

20/02/2009

CARNAVAL. VAI PASSAR.

Mais uma vez chegou a maior festa do mundo. Eu amo o Carnaval pessoal. Muita cerveja, piscina, praia, (cerveja), namorada linda, (cerveja), família reunida na avenida, churrasco, (cerveja), Sol, música boa e pra fechar uma cervejinha. Tomem muito cuidado pra não ser o último carnaval de vocês. Manerem na bebida se estiverem dirigindo, não esquçam de comer e beber água e muito, mas muito cuidado com a AIDS, ela está bem do lado e ninguém vê, além das outras doenças que corroem os piu-pius e pererecas alheios.
Fique com essa trilha diferente ( e cerveja) pra embalar sua festa. Nação Zumbi com a música "Carnaval" do CD Fome de Tudo. Música boa, dançante e muito, mas muito pesada. E até daqui a pouco. E vamu que vamu, Tuguruditupááááááaáá...
Carnaval. Nação Zumbi.
CD completo: Fome de Tudo.

17/02/2009

CAVERNA DO DRAGÃO. FAN TRAILER.


Tem coisas que a gente nunca vai esquecer. Imagens que nunca vão embora e vão persistir por toda a vida atravessando gerações. Caverna do Dragão é uma dessas coisas.
Quando algum diretor ou roteirista vai olhar por nós e criar uma trilogia digna de ser lembrada? Fiquem ai com um fan-trailer muito bacana e emocionante. Detalhe pro Hank, no final, atirando uma flecha de energia.

Fique também com o episódio final chamado "Requiem". O episódio nunca foi produzido.

O capítulo começa com o grupo às voltas com uma gigantesca hidra, que quase consegue ter êxito onde o Vingador falhou. Prestes a perecerem, os seis avistam o Mestre dos Magos - que se recusa a ajudá-los. Com sorte, eles acabam com a criatura, mas sua fé no Mestre fica terrivelmente abalada. Mais uma vez sem rumo, Hank, Presto, Eric, Diana, Sheila e Bobby recebem a vista do Vingador, que vem em paz. Numa rápida conversa, ele sugere que o Mestre dos Magos sempre foi o causador da desgraça deles: "por que vocês acham que seus conselhos sempre levam vocês a batalhas?". Dito isso, o vilão propõe uma missão que, se bem sucedida, garantirá ao grupo a passagem de volta para casa: destruirem uma chave guardada numa tumba na fronteira do mundo.
A novidade divide o grupo. Eric, Presto e Sheila decidem ajudar o Vingador, enquanto Hank, Diana e Bobby permanecem fiéis ao antigo mentor. Começa uma corrida até o local da torre, que quase acaba em desastre. Quando Hank dispara uma flecha para tentar a atrasar o outro grupo, Eric a reflete, fazendo-a cair dentro de um vulcão, que entra em atividade. Por pouco o cavaleiro, a ladra e o mago não morrem na lava e o desespero toma conta dos seis, que acabam percebendo que sua separação só trará problemas. Quando enfim decidem entrar na tumba, os amigos deparam-se com um visão perturbadora. A figura do Vingador estampa o sarcófago, mas sem as asas, chifres e presas. Dentro do caixão está a chave que devem destruir. Depois de uma dramática luta com uma criatura ameba gigante e da aparente morte de Hank (!), Eric decide honrar o último desejo de seu amigo e não destrói a chave, como queria o Vingador. Ele prefere utilizá-la para abrir uma porta que havia dentro da tumba. O resultado é cataclísmico: raios começam a destruir as fortalezas do mal, portais são abertos em diversos pontos do planeta e levam raças inteiras de volta para suas casas e o Vingador é desintegrado. Em seu lugar, surge a figura do sarcófago!
No final, o próprio Vingador - em sua nova versão - explica que ele havia escolhido seguir um mestre maligno há muito tempo e que foi totalmente dominado por ele, transformando-se numa espécie de diretor da masmorra dimensional que era aquele mundo. Sua essência estava trancada na tumba - o único lugar do planeta onde o Mestre dos Magos - seu PAI - não podia entrar. Ao abrir a porta, Eric liberou a essência e todo o mal que ele tinha realizado se dissipou. Depois de reencontrarem Hank - que estava vivo - os seis amigos param em frente à porta que os levará para casa. "Mas claro que vocês podem ficar para nos ajudar a acabar com tudo de ruim que ainda existe por aqui", oferece o Mestre. Antes que a resposta seja dada, a cena abre, mostrando o exterior da tumba, a planície e diversos cenários do mundo de Caverna do Dragão. O episódio acaba assim... sem sabermos se Hank, Presto, Eric, Diana, Sheila e Bobby decidiram voltar para casa ou se estão - até hoje - lutando ao lado do Mestre dos Magos e seu filho, para a libertação total do mundo transformado em prisão pelo mestre maligno do Vingador.

16/02/2009

REDAÇÃO PRA CRISE.

Uma chupada no anúncio do passat? Falta de Criatividade? Não meus amigos. É simplesmente a força da Redação que, em certas situações, é mais que necessária. É claro que, pra transformar o texto perfeito num anúncio atraente é preciso um Diretor de Arte excelente. Então, de uma combinação perfeita temos um resultado perfeito. Sentiu falta de alguma referência a crise? Eu não. Clique na imagem.

A VOZ DE SEDA DA LILIAN DE BARROS.

Escutem isso. Uma voz que foge completamente daquele padrão Ana Carolina e Ivete Sangalo. É simplesmente singela. A paraense Lilian de Barros não toca na noite. Mas deveria. Com uma voz dessa valeria a pena pagar couvert. Prestem atenção no passeio que ela faz com as notas. Não vou nem comentar que ela mesma toca o violão.

13/02/2009

PEPSI ENSINA A DRIBLAR A CRISE.

Em tempos de crise é sempre bom novas dicas pra saber viver e atravessar pelas incertezas. A Pepsi dá uma dica de como se destacar na hora daquela entrevista de emprego que sempre dá aquele friozinho na barriga. Confira o vídeo mais que engraçado. Detalhe da dancinha final. Hilária.

VT A LA KATE PERRY MATOGROSSENSE.

Nunca fui ao Matogrosso, nunca ouvi falar nada de lá. Sério mesmo. Mas, pelo visto a propaganda faz parte do cerne artístico dos publicitários. É quase visceral a vontade em fugir dos padrões da velha publicidade. Desculpa gente. Fiquei sem palavras pra essa pérola. Confiram aquele que pode se tornar a linha divisora da propaganda mundial. Se trata de um VT pra uma loja de noivas de Alta Floresta, cidade do interior de lá. Antes que pensem que eu to sacaneando eu quero dizer que eu sou de Abaetetuba e lá só saem essas pérolas também. Seguuuuuuraaaaa: TUNTUN PA TUTU PA PA, TUNTUN PA TUTU.

11/02/2009

SOU MAIS NEGRO.

Por que não vemos mais negros por aí sendo contratados? O Presidente dos Estados Unidos é negro e antes dele teve o David Palmer do seriado 24 horas. Os melhores Jazzistas eram negros. Miles Davis e Jonh Coltrane. Sem falar nos cantores de blues e as cantoras. As mulheres negras. Lindas, sensuais, com os mais variados estilos de cabelo e de lábios. Altas, baixas, magras e fofas. Inteligentes esses negros. Malcom X, Martin Luther King, Spike Lee. Esses caras são músicos de primeira. Milton Nascimento, Jorge Ben, Gilberto Gil. Os caras dão nó na mente. Sua constituição física é invejável e sua resistência aos impactos da natureza em relação ao corpo, como a poluição e o contato da pele com raios nocivos do Sol, já foi comprovada cientificamente. Uma raça superior.

Inteligentes e criativos os negros. Na Dahás, foi um negro quem teve a idéia de colocar Piratas em um teaser para lançar a Cerpa. Ninguém gostou no começo. Todos brancos. Não é a toa que os brancos cultivam a idéia de que Zumbi era gay. E se fosse. Até aí ele seria pioneiro. Além da liberdade ética também pregaria a liberdade sexual e o direito à escolha.
Grande Otelo apesar da estatura era chamado assim. Grande. Quando entrava em cena dominava o palco. Não é a toa que foi um dos poucos que beijou Xuxa em um especial de fim de ano na boca. O outro negro que beijava Xuxa, a rainha branca, era Pelé. Quem foi Pelé mesmo?

Se eu tivesse uma empresa, seja de comunicação ou de qualquer outra coisa, contratava negros. Negros sabem chegar lá, fazer acontecer. Eles brigam por suas idéias e vendem bem melhor o produto interno. São mais simpáticos, mais receptivos socialmente e bem menos preguiçosos. Tive dois melhores amigos em toda minha vida. Os dois são negros. Meu primeiro amor foi uma negra. Morro de ciúmes de minha namorada, uma loirinha linda, quando a vejo assistindo filmes do Will Smith. Ela é louca por ele. Quem me derá ser negão.

10/02/2009

DE OLHO NA VISÃO.


Quem é cliente assíduo da Visão como eu e tem o cartão da loja, tem de tomar cuidado com as faturas na hora de pagar. Eles estão cobrando duas vezes sua compra e quando você chega com a atendente pra reclamar ela tenta levar você no bico literalmente, faz caras e bocas quando você diz não estar entendendo a explicação fazendo você parecer um imbecil. Acho que a idéia é fazer você desistir de reclamar. Isso aconteceu uma vez e foi reportado para a gerencia da Loja em questão. Agora imagina o número de pessoas que não percebeu o erro? O Anti-Marketing, pelo visto vai se tornar moda. Aqui não pode.

06/02/2009

GESTALT NUNCA FOI TÃO ENGRAÇADA.

Os caras do CollegeHumor fizeram uma paródia baseada na famosa imagem da velha/moça, a qual ilustra a teoria da Gestalt (teoria da forma), termo alemão sem uma tradução exata. Dependendo do ponto que você olha na foto, ela pode parecer tanto uma senhora quanto uma moça virando a cabeça. Esse vídeo me fez relembrar meu TCC sobre Gestalt. Muito bom e engraçado.

04/02/2009

ANÚNCIO FANTASMA É BOM SIM.

Anúncio fantasma não foi criado pra participar de festival por que não fomenta o mercado, não movimenta as mídias e não vai pra rua. O anúncio fantasma é bom pro criativo e pras agências que buscam grandes profissionais da área. São importantes por que mostram se esse profissional tem a veia criativa ou não. É através desses anúncios, também, que os donos de agência e diretores de criação, antes de contratarem, vão julgar a capacidade dos criativos. Não jogue fora seus anúncios fantasmas. Guarde em seu portfólio. Um dia esse fantasma ressuscita.

Anúncio All-type não-veiculado para o Dia de combate ao Tabagismo que ainda pode ganhar as páginas dos jornais um dia. Não sai do meu portfólio por nada.

VIRAL PRA ORAL.

O meu brotherzão de Olinda, Cleyton do CLEYTUDO, me mandou esse vídeo que era sobre um trabalho de faculdade envolvendo Viral. O brieffing era: Produzir um vídeo viral com algum produto do cliente.
O que a gente precisa saber é que os virais normalmente são assim. Com uma produção de verba quase zero. Ficou interessante o material. E pra um produto como esse muito bem bolado. Eu acho que o viral, buzzmarketing e a guerriha que envolve Mobiliário Urbano são o futuro da propaganda. Atendimentos, vamos vender isso.


Criação e Roteiro: Cleyton Cabral / Direção de arte: George Farias
Direção de fotografia: Marília Santos / Produção: Ana Paula Cavalcanti

TROCADILHO VISUAL PRA FEDOR.


Isso é um cartaz indiano para uma pomada contra chulé da Scholl. Imagina o Brainstorm.

02/02/2009

PROFISSIONAL DA SEMANA NO VITRINE PUBLICITÁRIA.


A poucos dias atrás postei aqui o Destaque da Semana Lorena Goretti do OB , no nacionalmente reconhecido site Vitrine Publicitária . Agora foi a minha vez de aparecer por lá como destaque também. Fica aqui a dica pra você que já tem um portfólio legal. Escolha as melhores peças e faça seu cadastro. Fico muito feliz com isso e mais feliz ainda com a valorização do trabalho dos paraenses.

01/02/2009

F.S.M FOLIA.


O Fórum Social Mundial acabou e eu não comprei meu abadá pra nenhum dia. O único evento musical interessante era boato. O Show do Teatro Mágico. Parabéns à organização que não fez questão nenhuma de desmentir a história se aproveitando do buzzmarketing para lotar o Pier.
Um espetáculo a parte foi ver a cidade com policiamento além da imaginação. Muito estranho. Parecia que a gente estava numa outra dimensão passeando pelas "ruas seguras da cidade das mangueiras da décima dimensão". Maquiagem? E haja as pessoas falarem que Belém não tem estrutura. Que o Hangar não tinha estrutura. Que os hotéis não tinham estrutura. E eu no meio disso tudo sem estrutura pra entender.
Das pessoas que vieram de fora só se falava uma coisa. Fedor. Como esses dias eu trabalhei muito, como sempre, e saí muito pouco no final de semana, não tive contato com nenhum desses convidados. Mas de longe eu sabia quem eram as pessoas que estavam na cidade para o evento. Bastava ver alguém com sacola de pano reciclado ou de mochila na Praça da República tomando cerveja em lata e jogando bagana de cigarro no gramado, ou então gente atravessando fora da faixa de pedestres. Era a credencial do Fórum. Mochila, bebida e pouco senso de direção.
Eu só acho uma pena já ter acabado o evento. Essa semana inteira eu consegui ir no canto de casa sem ver um assalto sequer. Um recorde. Já pensou uma semana inteira sem ouvir "Pega ladrão!"?

AUTOBOTS X G.I JOE



Sinceramente eu nem sei o que escrever sobre esses dois teasers. Fiquei sem palavras assistindo ao dos Comandos.
Este ano estreiam Transformers: A Vingança dos Caídos (26 de junho de 2009) e Comandos em Ação: A origem de Cobra (7 de agosto de 2009), duas franquias barra-pesada da Hasbro, empresa internacional de brinquedos da década de oitenta que vão tomar os cinemas este ano. Só assistindo pra entender a ansiedade de ver estes dois Blockbusters nas telas. Na verdade só mesmo quem viveu essa época pra entender o que ela significou pra geração dos trintões.