09/06/2010

PARE DE VENDER. COMECE A DIALOGAR.

Pare agora mesmo de fazer essa redação para seu cliente. Pare pra pensar no está escrevendo. "Feito pra você", "O melhor pra você", "Você em primeiro lugar", "Você". Cara! Você acha mesmo que o cliente é tão estúpido pra acreditar nessa baboseira de importância em primeiro lugar. Pare de vender assim colega por que você está espantando o cliente.
Alguém lhe disse que a utilização da palavra Você no slogan de uma empresa aumenta em 45% a capacidade de assimilação da marca favorecendo o branding.!? "Mas peraí João! Publicidade é venda meu amigo!!!!" É sim! Eu sei. Se a gente não vende a gente fica desempregado. Mas pra que vender se você pode fazer amizade?

Olha só o que as empresas descobriram e que a gente já sabe a 2010 anos. As pessoas têm problemas a superar. Elas amam e não são correspondidas, têm contas a pagar, filhos em fase de crescimento, sofrem preconceito, humilhações e se sentem rancorosas. O pior é que essa gente não tem com quem desabafar e nem a quem pedir uma palavra de consolo. E o que nós, publicitários e redatores inteligentes estamos fazendo? Fugindo do assunto ao invés de prestar esse serviço.
Se você vai vender um monitor para computador fale do micro empresario e de como é difícil começar um negócio, se vai vender creme para pele fale da juventude da mulher e da saudade de ser jovem, se vai vender um plano de saúde fale da importancia da saúde e não mostre uma familia feliz por que é papo furado.

O cliente não é burro. Ele aprendeu muito sobre publicidade nesses ultimos anos graças a arrogância de nós, publicitários preguiçosos. Ele não atende mais o telemarketing, não pega mais panfletos na rua, não gosta dos nossos promotores falsos e não assiste mais aquele VT de cartela ridículo com um narrador gritando no seu ouvido. Esse cara que você está tentando conquistar só quer atenção e honestidade. Ele não aguenta mais o Luciano Huck e nem a Ivete Sangalo. PelamordeDeus.
Hoje eu liguei pra Unimed e fiquei meia hora esperando ser atendido só pra ouvir da atendente robô que não podia me dar informações. Pois bem, aí eu ligo a TV e assisto o comercial horrível deles me falando que o plano deles é o melhor pra mim e pra minha família. Peralá!!!!

Um presente pra vocês redatores que estão começando. Linguagem fática e conativa, pequenos versos, títulos sussurrados, texto quente quando for passar a mão na cabeça, texto frio só quando a oportunidade aparecer. Tudo isso paralelo a uma linha de diálogo com o receptor. Cuidado sempre, sempre e sempre com o ruído.Lembra do primeiro ano de comunicação? Ruído. É isso!
Até mais ver.

5 comentários:

Anônimo disse...

VOCÊ escreve cada merda...

ALWAYS – A proteção que mexe com você.
AMERICAN EXPRESS – Você reconhecido.
BANCO DO BRASIL – O tempo todo com você.
BRADESCO – Colocando Você Sempre à Frente.
CITIBANK – Só o melhor para você.
CLARO – Claro que você tem mais.
CULTURA INGLESA - O inglês que você nunca esquece.
CULTURA INGLESA - Se você gosta mas não entende, você precisa de cultura.
CURSO DE VESTIBULAR ETAPA – Mais de você em você mesmo.
CVC - Sonhe com o mundo. A gente leva você.
DIÁRIO DE S. PAULO – Informação que você usa.
DORIANA - Os elogios são para você.
DU LOREN – Você não imagina do que uma Du Loren é capaz.
ELECTROLUX – Pensando em você.
FIAT IDEA! – É hora de você ter um.
FIAT STILLO – Ou você tem, ou você não tem.
FORD – Deixe um Ford Surpreender Você.
GLOBO – Globo e você, tudo a ver.
GOLDEN CROSS – Uma vida toda com você.
HONDA (CIVIC) - Deixe a pessoa que você era para trás. New Civic - Restart.
ITAÚ – Feito Para Você.
ITAÚ - O Itaú está onde você precisa.
ITAÚ PERSONALITÉ – Perfeito para você.
JOHNSON & JOHNSON – A vida inteira com você.
ORLOFF - Eu sou você amanhã.
PHILCO - Tem coisas que só a Philco faz por você.
RIACHUELO - Você não sabia que podia tanto.
SUCRILHOS - Desperta o tigre em você.
VOLKSWAGEM - Você conhece, você confia.

João Paulo Guimarães disse...

mas as minhas merdas são rapidinhas e dão menos trabalho pra escrever. hehehehehehe!! Tava sumido filho!

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado

Anônimo disse...

Relaxe Sr. Anônimo, não perca seu tempo comentando as baboseiras de um publicitário frustrado que consegue ser DEMITIDO de todas as agências por onde passa, e por algumas até mais de uma vez. O blog é só pra se ler e rir.

Abçs.

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado