
22/12/2010
ANÚNCIO GOLD DE FIM DE ANO.

16/11/2010
AÇÃO DA BRASTEMP. INSPIRAÇÃO QUE ARREPIA.
"Quase eu choro com esta ação da Brastemp que te ajuda a te inspirar para tornar a tua rotina mais leve. Este é o registro de uma ação da Brastemp realizada através de 11 estacões de rádio de São Paulo. As rádios trasmitiram simultaneamente o spot Sorriso, que convidava os motoristas a sorrir para o motorista ao lado."
www.assimumabrastemp.com.br
ANIVERSÁRIO DE O LIBERAL.

11/11/2010
REDES SOCIAIS NA PRÁTICA.

Os cursos de Comunicação Social: Multimídia e Relações Públicas do IESAM promovem de 22 a 26/11, a II Semana de Comunicação, com o tema A Convergência da Comunicação e as novas perspectivas globais.
No dia 25, Artur Araújo (sócio diretor da Yesbil) Junto com o Publicitário Jose Calasanz e a estudante Myrian Connor apresentarão a oficina Redes Sociais na Prática que tem como objetivo fornecer aos futuros Analistas de Mídias Sociais dicas de como criar e utilizar uma rede social através da web. Buscando inserir um embrião de cultura digital aos participantes e criar neles habilidades tais como: saber se apresentar na web,identificar e agir em crises em redes sociais, produção de conteúdo e produção colaborativa.
Público Alvo: profissionais e estudantes que tenha interesse em utilizar a internet para interagir com clientes e criar um relacionamento forte da marca que representam com seu publico.
Inscrição:
Período de Inscrição: 08 a 19/11
Local: Coordenações dos cursos de Comunicação Social: Multimídia e Relações Públicas – IESAM
Telefone: 91 – 4005-5400
Valor: 10,00
Instrutores:
Artur Araújo
Graduado em Comunicação Social Multimídia no Instituto de Estudos Superiores da Amazônia – IESAM, com experiência em criação e desenvolvimento em Projetos para Web e mídias digitais, também é fotografo e Produtor de eventos. Atua com comunicação digital desde 2006, já desenvolveu e atuou em mais de 20 sites diferentes. Além de atuar em eventos com tecnologia e comunicação diferenciada.
Atualmente é sócio da empresa Yesbil Comunicação Digital onde atua como consultor e desenvolvimento de projetos de comunicação digital.
04/11/2010
1° ENCONTRO DOS VICIADOS EM HOUSE MD.
25/10/2010
MARKETING. UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO.
Assistindo a dois dias atrás o canal Management TV fiquei abismado e cativado com uma cadeia suiça de hotéis onde o gerente de marketing estava contratando uma química alemã, especialista em aromas, para determinar e criar um novo cheiro para essa cadeia. Me vi tão distante da maturidade profissional.
Em 2009 a bebida energética Redbull que ja faz quase doze anos de Brasil vendeu alguns bilhões de unidades no mundo, umas 3 bilhões e mais uns trocados. Só no Brasil em 2008 foram 150 milhões e sabe la quantas. Depois de uma pesquisa descobriram que o investimento em mídias sociais pode ajudar no crescimento das vendas se tratadas essas mídias como apoio de ações promocionais. Já não me vejo tão longe dessa realidade.
As plataformas midiáticas estão se transformando e nosso mercado não está participando. Nosso varejo é bizarro e nossas agências se acostumaram a vender no grito graças ao advento do garoto propaganda mala. A insegurança se apoderou dos clientes que não vêem em seus atendimentos um porto seguro. O leva e trás se transformou em regra.
Enquanto isso a Apple investe em marketing de experiencia, empresas de cosméticos investem no marketing de sensação, em cheiros, tato e aproveitando a visão do consumidor com a utilização de cores e luzes mais brandas ou fortes dependendo de como e do que querem vender. Tecnologia é luz branda? É, mas não basta. Me vejo a milhões de anos disso.
No início desse ano o New York Times e Wall Street Jornal entraram numa guerra pela venda de mídias baseando-se nas estatísticas de gênero e de venda. Os donos de ambos jornais celebraram a "notícia". Em tempos como esses ainda existe gente que compra jornal. Eu penso o contrário.
E a responsabilidade Social. E o Ipad? E a utilização discriminada de sacos plásticos? E o carbono zero? Será que esses assuntos estão tão distantes quando se trata de vender um produto ou vender mídia? O cliente sabe de tudo isso?
Esse feriadão fiquei em casa enclausurado lendo, assistindo e navegando sobre estatísticas, cliente e estratégias de marketing alternativo, se é que isso existe, distantes de nossos litorais e mais distantes ainda de nossas mesas de reuniões e brainstorms. Depois de tanta informação e reflexão sobre o assunto já não me vejo assim tão distante. Por que da mesma forma que essa informação chegou até aí em você, um dia ela chega no cliente. É o futuro da comunicação. Aqui em Belém. Imperdível.
22/09/2010
EU, PALESTRA, ALUNOS E DIREÇÃO DE ARTE.


21/09/2010
CAMISA NOVA. INICIATIVA.

15/09/2010
CERPA GOLD. PIRATARIA LEGAL.


01/09/2010
A MELHOR PROPAGANDA POLÍTICA DE TODAS.
25/08/2010
ANIVERSÁRIO DO DIÁRIO E O ENTERRO DA PROPAGANDA.


20/08/2010
INCEPTION (A Origem.) FILMAÇO. TRILHA DUCA.

12/08/2010
DIVULGANDO O FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER.
26/07/2010
O QUE ISSO LEMBRA? NÃO ME LEMBRO! (ou lembro?)



13/07/2010
PRIMEIRO TRABALHO COM A CERPA GOLD.




04/07/2010
ART & COPY. DOCUMENTÁRIO SOBRE PUBLICIDADE DE VERDADE.

18/06/2010
JOSÉ SARAMAGO.
17/06/2010
PUBLICIDADE. FUTEBOL. GUERRA.
A qualidade dos anúncios aí fora feitos para a copa é de cinema. Show de bola já que os comerciais brasileiros são uma vergonha como o da Kaiser. Comercialzinho vagabundo. Assista abaixo essa belezura.
14/06/2010
ESQUADRÃO CLASSE A OU THE A-TEAM OU EQUIPE ALPHA.
09/06/2010
PARE DE VENDER. COMECE A DIALOGAR.
Alguém lhe disse que a utilização da palavra Você no slogan de uma empresa aumenta em 45% a capacidade de assimilação da marca favorecendo o branding.!? "Mas peraí João! Publicidade é venda meu amigo!!!!" É sim! Eu sei. Se a gente não vende a gente fica desempregado. Mas pra que vender se você pode fazer amizade?
Olha só o que as empresas descobriram e que a gente já sabe a 2010 anos. As pessoas têm problemas a superar. Elas amam e não são correspondidas, têm contas a pagar, filhos em fase de crescimento, sofrem preconceito, humilhações e se sentem rancorosas. O pior é que essa gente não tem com quem desabafar e nem a quem pedir uma palavra de consolo. E o que nós, publicitários e redatores inteligentes estamos fazendo? Fugindo do assunto ao invés de prestar esse serviço.
Se você vai vender um monitor para computador fale do micro empresario e de como é difícil começar um negócio, se vai vender creme para pele fale da juventude da mulher e da saudade de ser jovem, se vai vender um plano de saúde fale da importancia da saúde e não mostre uma familia feliz por que é papo furado.
O cliente não é burro. Ele aprendeu muito sobre publicidade nesses ultimos anos graças a arrogância de nós, publicitários preguiçosos. Ele não atende mais o telemarketing, não pega mais panfletos na rua, não gosta dos nossos promotores falsos e não assiste mais aquele VT de cartela ridículo com um narrador gritando no seu ouvido. Esse cara que você está tentando conquistar só quer atenção e honestidade. Ele não aguenta mais o Luciano Huck e nem a Ivete Sangalo. PelamordeDeus.
Hoje eu liguei pra Unimed e fiquei meia hora esperando ser atendido só pra ouvir da atendente robô que não podia me dar informações. Pois bem, aí eu ligo a TV e assisto o comercial horrível deles me falando que o plano deles é o melhor pra mim e pra minha família. Peralá!!!!
Um presente pra vocês redatores que estão começando. Linguagem fática e conativa, pequenos versos, títulos sussurrados, texto quente quando for passar a mão na cabeça, texto frio só quando a oportunidade aparecer. Tudo isso paralelo a uma linha de diálogo com o receptor. Cuidado sempre, sempre e sempre com o ruído.Lembra do primeiro ano de comunicação? Ruído. É isso!
Até mais ver.
03/06/2010
THE BOOK IS ON THE TABLE? ALWAYS!
Obviamente vamos nos deparar com gente de todo tipo no mercado. Amigos, pessoas boas, gente ruim, gente que se diz amiga, que passa por cima de você, que guarda mágoas infundadas e cria histórias falsas sobre suas virtudes. Gente de todo tipo mesmo. E são essas pessoas ruins que infelizmente se sobressaem no mercado. Porém, é aí que tem que prevalecer a força da propaganda e da vocação.
Sempre vai existir alguém que vai dizer a você pra mudar de profissão ou desistir de acertar e também sempre vai existir a dúvida. Mas não deixem de acreditar naquilo que existe de mais puro dentro de você. A certeza da escolha. Pessoas que hoje abrem a boca pra dizer "the book is on the table" não valorizam o começo de alguma coisa por que elas se julgam acima do bem e do mal.
Pra se tornar escritor você primeiro tem de aprender a ler e escrever. Então não é só pegar o livro que está em cima da mesa. Tem de saber o que fazer com a informação dentro dele. Hoje eu sempre deixo "the book on the table" pra quando eu não souber responder a uma pergunta olhar dentro dele e poder seguir em frente.
24/05/2010
NÃO É O QUE ESTÁ LÁ. É O OLHAR.

Então, depois de toda essa meditação sobre as imagens você se pergunta. A gente está falando de fotografia ou de Criação Publicitária?


20/05/2010
DOUBLE. CRIATIVIDADE CHEGANDO DE FININHO.

Rapaz! Quando ela me mandou o link dessa peça eu fiquei um tempinho em transe e aí depois soltei o famoso palavrão quatro vezes: Baralho! Kascalho! Carvalho! Barbalho!
Queria ver mais dessas peças por aqui. O negócio é que os Olivettos de Belém não estão inspirados para criar. A inspiração só vem na hora de falar mal. Parabéns pra toda equipe da Double M e em especial pra minha coleguinha de profissão. Abaixo a ficha Técnica.
Direção de Arte: Dárcio Souto
Direção de Criação: Elízio Eluan
Atendimento: Marina Eiró
Arte final: Rafael Lopes e Neto Porpino
06/05/2010
OUÇA O BRIEFING. LEIA O CLIENTE.
Não espere o "atendimento" lhe trazer o briefing perfeito, ele não existe, nem o briefing e nem o atendimento. Comece a perguntar coisas que são importantes para iniciar o processo de brainstorm como:
Quem é o cliente? (trace um pequeno histórico caso ele não tenha um site).
O que é o produto? (seja uma marca em si, o branding, promoção ou um produto específico).
O que o cliente quer vender? ( parece com a pergunta anterior, mas não é. Saber o que é o produto é uma coisa, agora saber o que o cliente quer vender é a chave para a redação e para a arte).
Quem são os concorrentes do cliente? (você fica sabendo que rumo as agências do concorrente tomaram e procura pertinência nos conceitos e caminhos tomados, bom ou isso ou você acaba dando muia risada).
Com essas quatro perguntas simples você está garantido para criar tranquilo da vida. Você não cria pra ganhar prêmio, pra fazer inveja ao Diretor de criação e não cria pra você. Nenhum desses motivos vai atrair o target certo para o cliente da agência. O briefing é seu brother do coração na hora de criar e vai orientá-lo para uma campanha limpa, pertinente e embasada. Além é claro de fazer você terminar o trabalho em menos tempo.
29/04/2010
FINALMENTE UM MOTIVO PRA GOSTAR DE FUTEBOL. GISELE BUNDCHEN.
25/04/2010
ZOMBIELAND E ANO 1. FINALMENTE FILMES QUE FALAM DE ALGUMA COISA SEM FALAR DE NADA.


19/04/2010
COMPANHIA DE TEATRO MADALENAS APRESENTA CORPO SANTO.

26/03/2010
ANÚNCIO FEITO PARA REVISTA LATITUDE.

05/03/2010
HAPPY HOUR PRA PUBLICITÁRIO.

24/02/2010
LIGHTROOM PARA FOTOGRAFIA.

23/02/2010
A LISTA DE SCHINDLER AINDA EMOCIONA.

21/02/2010
PROCURA-SE UMA NIKON D80 COM LENTE 18-135.
09/02/2010
27/01/2010
AC / DC E HOMEM DE FERRO.
24/01/2010
IDÉIAS E FORMATOS.
Vale muito a pena parar para entender a forma de pensar na hora de criar uma peça. E isso tudo pensando em tipologia, fundo, diagramação, peso dos elementos e ambientação para sucesso do discurso. É verdade. Tudo isso. O universo numa casquinha de noz. A publicidade.
15/01/2010
TIM OU TINHA?
Enfim! Eis que venho voltando para a agência no meu carro (cujo nome é embrulho por que ele é todo batido e parece aqueles papeis de presente amassados) quando olho para aquele canto onde sempre via aquela lona horrível da operadora com duas pessoas azuis que tinham palavras escritas na testa e adivinhe? Não está mais lá. Nem logotipo da empresa e as portas fechadas. Aí eu me pergunto: Quíquiconteceu?
Não que seja um choque pra mim ou pra alguém que conheça um pouco o mercado de telefonia se a empresa fechar suas portas no Estado, mas é que todo mundo esperava essa conclusão só para daqui a uns três anos ou mais. Agora é preciso ter calma claro por que, de repente, pode ser uma ação da operadora na tentativa de criar um Buzz com o fechamento da loja. Só não sei se essa seria a melhor forma de criar uma imagem positiva. Se alguém souber da situação da TIM pode deixar comentários aqui. Fiquei curioso.
14/01/2010
CURTA GREGO EMOCIONANTE.
06/01/2010
O COMEÇO DE ALGUMA COISA A PARTIR DE UM RODAPÉ.
O estagiário foi embora, o sócio foi embora e eu fiquei só. Foi meio que um transe ou apagão já que não lembro como a idéia apareceu. Mas apareceu. Uma idéia totalmente fora do padrão que não era propaganda e nem arte, não era poesia e também não era texto quente nem frio. De repente, eu mudei. A partir dali, daquela sacada, já não era mais o mesmo. O anúncio me mudou. Parecia que eu acabava por resgatar um sentimento que há alguns meses, eu não tinha mais com a Publicidade. E graças ao anúncio eu lembrei por que eu me tornei publicitário. Me lembrei daquele sentimento de realização profissional. Me lembrei de que é preciso visualizar a caixa para saber que nunca devemos pensar dentro dela.
É incrível o que a profissão pode fazer com a gente. Não é brincadeira. Foi uma sensação maravilhosa. Mesmo sabendo que é um anúncio sem relevância histórica para os milhares de Olivettos de Belém, mesmo sabendo que não vai ser um anúncio premiado e mesmo sabendo que haverão sucessores pra ele no meu portfólio eu posso dizer que, finalmente, um rodapé mudou tudo pra mim. Não desmerecendo a força e relevância dos milhares de anúncios que já fiz, mas a publicidade mudou pra melhor.